top of page

Mitos & Mal-Entendidos Da Alimentação Em Diálise

Atualizado: 14 de nov. de 2022



Mitos e intuições comuns incorretas em Diálise


1.


“ Vou comer aquele alimento imediatamente antes da diálise pois o tratamento vai retirar o potássio e fósforo todo … “


Os alimentos demoram várias horas até serem triturados, digeridos e absorvidos pelo sistema digestivo e apenas após esse último passo, a absorção, poderão os seus componentes ser dialisados.


O problema da afirmação de cima prende-se com 1) o facto de a sensibilidade aos sintomas da hipercaliémia (potássio alto) variar de pessoa para pessoa, ou seja, diferentes pessoas são mais sensíveis a pequenas quantidades do que outras; e mesmo na mesma pessoa esta sensibilidade poder variar ao longo do tempo e dependendo da evolução da sua situação clínica. E 2) o tempo deste processo de digestão também nunca ser igual de alimento para alimento, de refeição para refeição, de dia para dia, de pessoa para pessoa.


Está sempre presente portanto o fator "imprevisibilidade". Que tendo em conta os riscos deve ser muito respeitado.


O risco de potássio elevado no sangue (hipercaliémia) que apesar de salvaguardado pela diálise, pode ainda assim e imprevisivelmente causar sintomas muito indesejáveis como arritmias, fraqueza nas pernas, vómitos, desmaio.


Portanto, apesar de fazer sentido reservar esse tipo de alimentos para antes da diálise, não deve abusar nas quantidades. Não vale a pena o risco.


2.


“ Vou-me controlar bem no dia antes das análises mensais para elas virem boas e depois não preciso de preocupar até à próxima véspera de análises … “


É verdade que alguns valores das análises são mais influenciados pelos consumos alimentares mais recentes, enquanto outros valores refletem períodos passados mais longos. O que comeu no fim de semana terá um efeito mais direto em algumas análises e menos em outras. No que toca à sua saúde, no entanto, todos os dias do mês contribuem cumulativamente para uma evolução mais positiva ou negativa da sua saúde e da insuficiência renal. Daí que seja importante a criação e a manutenção de bons hábitos alimentares (e de atividade física e de estilo de vida) e não apenas nos dias anteriores às análises.


3.


“ As análises não estão muito boas mas sinto-me bem, portanto não vou preocupar-me muito, nem acho que seja necessário mudar os hábitos alimentares … “


Em diálise, “sentir-se bem” pode mudar de um momento para o outro. O objetivo das análises e de todos os exames médicos é proporcionar-lhe a maior duração dessa sensação de “sentir-se bem” e todas as recomendações dos médicos, enfermeiros e nutricionistas têm esse objetivo em vista tendo em conta largos anos de experiência clínica. Devem ser seguidas por si sempre que possível.


4.


“ As hortaliças e as sopas e as frutas têm muito potássio (é verdade) então vou deixar de comer sopa e também os vegetais e frutas … “


O grupo de alimentos das hortaliças e vegetais são de facto uma fonte rica em potássio, e a sua acumulação no sangue é de facto negativa para a saúde. No entanto, a ingestão moderada e não excessiva desses alimentos está também associada a uma melhoria da saúde em relação a um padrão de alimentação que os exclui por completo. Portanto a estratégia mais saudável é não eliminar por completo esse grupo de alimentos e incluí-los inteligentemente na alimentação em quantidades moderadas, e utilizando sempre as técnicas de confeção aconselhadas, como a cozedura em duas águas.


5.


“ As sopas têm muito líquido e pesam muito e portanto é melhor deixar de comer sopa … “


É verdade que a sopa é um alimento mais líquido que os alimentos convencionais. No entanto também é verdade que a sopa pode (e deve) ser consumida em quantidades controladas de forma a minimizar este efeito do peso e de forma a oferecer todos os seus benefícios, nomeadamente regularização e melhoria da função intestinal, controlo do apetite e da fome, ingestão de nutrientes essenciais à saúde. Portanto, a sopa pode e deve ser incluída na sua dieta regular. Use a tijela da Centrodial! Esta garante que a ingere uma quantidade adequada de sopa, não excedendo 200g.


6.


“ Sempre que me perguntem o que costumo comer vou responder que não como nada de ‘errado’ e que sigo todas as regras alimentares senão chateiam-se comigo… ”


O único objetivo da equipa da CentroDial é ajudá-lo a si a ter o melhor tratamento e evolução em diálise e nunca ficarão chateados consigo. Aliás, a melhor forma de o podermos ajudar na parte da alimentação é conversando consigo de forma verdadeira, sincera, amigável e isenta de julgamentos, para perceber se existe algum correção alimentar que pode ser aconselhada, e conjuntamente consigo encontrar soluções sensatas.



" Fiquei mais esclarecido! "

 
 

©2021 Centrodial

bottom of page