top of page

Dicionário de Termos de Diálise


@piqsels CC0 public domain license


Dicionário de Termos de Diálise


Acesso Sanguíneo: Local de onde se pode obter sangue para efectuar diálise, como as veias que a fistula desenvolve, ramos do cateter ou prótese.


Água filtrada: Água à qual foram removidas as impurezas através da sua filtração.


Água oxigenada (H2O2): Solução que dissolve o sangue e utilizada como anti-séptico, destruindo principalmente microrganismos que não toleram o oxigénio.


Agulha Arterial: Agulha da fístula que transporta o sangue do organismo para a linha arterial.


Agulha de fístula: Agulhas usadas para remover e infundir o sangue durante a diálise.


Agulha venosa: Agulha de fístula por onde o sangue retorna ao organismo.


Álcool: Anti-séptico e desinfectante.

Alergia: Hipersensibilidade a uma substância física ou química, como comida ou drogas.


Aminoácidos: Componentes das proteínas que são essenciais para o crescimento e nutrição do organismo.


Ampola de gotejo: Câmara existente na linha venosa que apanha as bolhas de ar e permite observar o débito de sangue. Também a denominam de “Caça-bolhas”


Análises Sanguíneas: Termo usado quando se fala de testes de sangue que medem os constituintes e produtos tóxicos no sangue.


Anemia: Situação em que a quantidade de glóbulos vermelhos e/ou hemoglobina no sangue é inferior ao normal, causando fadiga, enfraquecimento e outros sintomas.


Aneurisma: Enfraquecimento e dilatação duma zona da parede do vaso sanguíneo.


Angina: Dor no peito.


Antiácido: Medicamento utilizado para aliviar o excesso de ácido do estômago, pois causa dor. Alguns contêm anti-flatulentes que aliviam a dor por gases. Pessoas com Insuficiência Renal, normalmente usam-nos pelas suas propriedades de quelantes do fósforo.


Antibiótico: Medicação usada para combater as infecções. Inibem o crescimento ou destroem os microorganismos (bactérias).


Anticoagulante: Medicação usada para prevenir que o sangue coagule. O anticoagulante mais utilizado é a Heparina.


Antigénio: Substâncias estranhas, geralmente microrganismos como vírus, que induzem no nosso organismo a formação de anticorpos.


Antihipertensivos: Medicação utilizada para diminuir a tensão arterial alta - a hipertensão.


Antisséptico: Químico que elimina e pára o crescimento dos microrganismos (bactérias, vírus, etc.) utilizado para a pele e mucosas.


Arritmia: Batimento irregular do coração.


Artéria: Vaso sanguíneo que transporta o sangue do coração para o resto do corpo.


Arteriografia renal: Exame radiográfico ( raio x ) onde se injecta produto de contraste na artéria principal do rim. Usada para determinar se os vasos sanguíneos do rim são normais e se o tamanho do rim é normal.


Assepsia: Ausência de germens, estéril.


Bactéria: Organismo microscópico normalmente associado com infecções.


Betadine: Anti-séptico que é normalmente usado para limpar o acesso antes da punção.


Bicarbonato: Pó branco cristalino usado na solução de diálise ( banho ), ou como medicação, para reduzir a acidez do sangue quando de sofre de Insuficiência Renal.


Bisel: Gume afiado da agulha.


Bomba de sangue: Dispositivo que move o sangue através das linhas e filtro.


By-Pass: Função na máquina de diálise que permite que o banho de diálise não passe através do filtro, prevenindo assim que banho de má qualidade atravesse o filtro.


Cálcio: Mineral utilizado pelo organismo na construção e manutenção do osso. É obtido principalmente a partir do leite e seus derivados. O carbonato de cálcio é um suplemento necessário ao Insuficiente Renal, já que este absorve mal o Cálcio ao nível do seu tubo digestivo.


Cardíaco: Referente ao coração.


Cateter: Pequeno tubo usado para introduzir ou retirar fluidos do organismo. O cateter da veia subclavia ou jugular é usado para efectuar Hemodiálise. Na Diálise peritoneal, utiliza-se um cateter situado no abdómen.


CC: Centímetro cúbico.


Centígrado: Unidade de medida da temperatura.


Circuito extra-corporal (CEC): Conjunto formado pelo filtro e linhas, por onde passa o sangue durante a Hemodiálise.


Clamp: Instrumento utilizado para cessar o fluxo de sangue ou soro nas linhas de Diálise, pode ser uma pinça.


Clearance: Medida para avaliar a eficácia da diálise ou dos rins; ou seja a capacidade que o filtro ou o rim têm para remover os produtos tóxicos.


Cloreto de sódio: Forma comum de sódio, sal de cozinha.


Coágulo: Pequena quantidade de sangue coagulado.


Compartimento de banho: Uma das duas secções do filtro, onde circula o banho.


Compartimento de Sangue: Uma das duas secções do filtro, onde circula o sangue.


Concentrado ácido: Solução electrolítica que está diluída com água filtrada para fazer banho de diálise, que possui sódio, potássio, cálcio, magnésio, glicose e cloro. Durante a Diálise o monitor dilui este concentrado juntamente com o concentrado de bicarbonato e água tratada, resultando no banho de Diálise.


Condutividade: A capacidade que uma solução electrolítica tem para conduzir uma carga eléctrica. Mede-se com um condutivímetro, que a maior parte dos monitores de Diálise possui no seu interior, regulando automaticamente a qualidade do banho.


Contaminado: Quando um objecto esterilizado está sujo.


Contracorrente: Dois fluidos a correrem em direcções opostas. Durante a Diálise, no filtro, o sangue corre no sentido da gravidade e o banho corre ao contrário, para cima. Isto aumenta a eficácia das trocas.


Convulsão: Contracções musculares incontroláveis.


Creatinina: Um produto tóxico resultante do metabolismo celular dos músculos que é normalmente eliminado pelos rins. O nível de creatinina é um dos indicadores da função renal.


Débito de banho: Velocidade a que o banho de diálise passa através do filtro e máquina.


Débito de Sangue: Velocidade do sangue através do circuito extra-corporal.


Desinfectante: Produto químico que destrói os microrganismos, utilizado para as superfícies e equipamentos. O Álcool é ao mesmo tempo desinfectante e anti-séptico.


Desinfectar: Destruir as bactérias prejudiciais existentes em superfícies e equipamentos, através duma substância química.


Desioniziador: Filtro que remove as impurezas da água, utilizado para produzir água de Diálise.


Detector de ar: Sensor que detecta ar na linha de sangue venosa e previne a sua entrada na corrente sanguínea do paciente.


Detector de Hemoglobina: Sensor (BLOOD LEAK) situado no trajecto do banho que sai do filtro, que vai para o esgoto, que detecta a presença de sangue no banho, que acontece em caso de ruptura de filtro. É sensível à cor.


Dextrose: Um tipo de açúcar. É um ingrediente que pode ser adicionado ao banho.


Diabetes: Doença que provoca alteração do metabolismo da insulina no pâncreas resultando num metabolismo anormal do açúcar no organismo.


Dialisante: Mistura de concentrados e água filtrada que é usada para remover produtos tóxicos por difusão durante a Diálise. O mesmo que banho ou solução de Diálise.


Diálise: Processo usado para remover produtos tóxicos do sangue duma forma artificial.


Dialisador: Dispositivo que é constituído por dois compartimentos, do sangue e do banho, estão separados por uma membrana semipermeável. Retira do sangue produtos tóxicos e remove fluidos em excesso. O mesmo que filtro de Diálise ou rim artificial.


Dieta renal: Um modelo de alimentação que restringe certos alimentos de modo a evitar que se acumulem no sangue produtos tóxicos ou perigosos, como o potássio. É baseado na função renal residual e nas necessidades individuais.


Difusão: Movimento de partículas duma área de concentração alta para uma de concentração baixa. Este processo faz com que os produtos tóxicos passem do sangue para o banho.


Doença Poliquística do Rim: Doença hereditária em que quistos se formam no rim, destruindo o tecido renal, tornando esse rim incapaz de desempenhar as suas funções.


Dose: Quantidade de medicamento para tomar.


Drogas/Medicações imunossupressoras: Medicação dada aos utentes transplantados para ajudar na prevenção da rejeição do rim. A mais comum é a ciclosporina.


Edema: Inchaço dos tecidos do corpo, particularmente nas pernas e face, causadas por uma acumulação dos líquidos em excesso.


Edema Pulmonar: Líquidos em excesso no pulmão.


Electrólito: Elemento com carga eléctrica. Por exemplo: Na+ (sódio) e K+(potássio).


Embolismo de ar: Entrada de ar nos vasos sanguíneos, impedindo que o sangue chegue aos tecidos.


Engerix B: Vacina contra a Hepatite B.


Eritropoietina: Hormona produzida pelo rim. Estimula a medula óssea a produzir glóbulos vermelhos. Já existe actualmente esta hormona sintética, sendo geralmente administrada aos Insuficientes Renais.


Esclerose: Endurecimento e espessamento da parede dos vasos.


Espasmo: Constrição ou contracção dum músculo ou de uma veia.


Estéril: Livre de microorganismos.


Esterilização: Método de eliminação total de todos os microorganismos vivos, bactérias, vírus, etc, e de seus esporos (“sementes”).

Estetoscópio: Instrumento usado para ouvir o som do coração a bater, o movimento do ar a passar nos pulmões, o frémito da fístula, etc.


Excesso de fluidos: Ponto em que a água extra, retida no organismo cria edemas, dificuldade respiratória (dispneia) e trabalho extra para o coração.



Ferritina: É uma substância de ferro complexa existente no sangue. O nível no sangue indica a quantidade de ferro armazenado no organismo.


Ferro: Mineral necessário para a produção de glóbulos vermelhos.


Fibrina: Proteína formada no processo de coagulação. Pode ser vista como manchas brancas ou fios no sangue das linhas ou ampola de gotejo.


Filtro de fibras ocas: Filtro formado por um feixe de fibras ocas feitas de material semipermeável. O sangue passa através destas fibras e o banho circula à volta das fibras. Tipo de Dialisador mais utilizado.


Fístula: Ligação feita cirurgicamente entre uma artéria a uma veia, que tem como objectivo desenvolver a rede venosa do braço ou antebraço, preparando essas veias para serem puncionadas repetidamente, para o tratamento de Hemodiálise.


Formaldeído: Agente químico usado para esterilização.


Fósforo ( PO4 ): Elemento mineral necessário para o funcionamento normal do organismo, principalmente para a formação do osso.


Fluído: Qualquer coisa que é líquido à temperatura ambiente.


Frémito: O som e a vibração produzida pela passagem do sangue através da fístula.


Glicose: Tipo de açúcar usado pelo organismo para várias necessidades metabólicas, nomeadamente para produzir energia.


Glóbulos brancos: Células do sangue que combatem a infecção no organismo.


Glóbulos vermelhos: Células do sangue que transportam o oxigénio.


Glomerulonefrite: É uma inflamação do glomérulo ( parte da unidade funcional do rim chamado nefrónio). A destruição progressiva e irreversível da doença crónica leva à necessidade de diálise ou transplante para manter a vida.


Hematócrito: Medição da percentagem de glóbulos vermelhos no sangue.


Hematoma: Tumefacção escura e dolorosa provocada por sangramento de um vaso sanguíneo danificado, que se verifica debaixo da pele; equimose, pisadura.


Hemodiálise: Remoção de produtos tóxicos e líquidos em excesso do organismo por processos de difusão e ultrafiltração através de uma membrana semipermeável dum filtro. Terapia substitutiva da função renal.


Hemólise: Rebentamento e destruição de glóbulos vermelhos, normalmente causado por excesso de calor, soluções com concentrações incorrectas ou excesso de pressão.


Heparina: Medicação que evita a coagulação do sangue. Anticoagulante.


Heparina de carga: A heparina que é injectada quando se inicia diálise.


Hepatite: Doença do fígado, normalmente causada por vírus.


Hiper-volémia: Líquidos em excesso no sangue.


Hipo-caliémia: Nível de potássio no sangue mais baixo que o normal.


Hipotensão: Pressão sanguínea mais baixa que o normal.


Hipotensores: Medicação utilizada para baixar a tensão arterial.


Hipovolémia: Líquidos reduzidos no sangue. Diminuição do volume total de sangue circulante provocado por uma hemorragia.


Histocompatibilidade: Processo pelo qual o dador de rim é identificado com um potencial receptor de acordo com o tipo de sangue e características dos tecidos.


Inflamação: Zona ruborizada, quente e inchada provocada por infecção ou irritação.


Infusão: Administração lenta e constante de medicação ou solução.


Injectar: Empurrar um líquido para dentro de qualquer coisa.


Insuficiência Renal Aguda ( IRA ): Súbita e severa diminuição da função renal, normalmente por um breve período de tempo, reversível.


Insuficiência Renal Crónica ( IRC ): Destruição lenta dos tecidos normais do rim durante meses ou anos.


Insuficiência Renal Crónica Terminal: Estado avançado da doença, necessita de diálise imediatamente.


Intra dérmico ( ID ): Injecção dada imediatamente abaixo da pele, na derme.


Intramuscular ( IM ): Injecção dada no músculo.


Intravenoso ( IV )

Injecção dada directamente dentro da veia.


Kilograma ( Kg )

Unidade métrica para medida de peso. Um litro de soro equivale a um Kilograma.


Limpeza: Remoção de sujidade. Não desinfecta nem esteriliza. Utiliza-se geralmente água e sabão ou detergente.


Linha arterial: Linha de sangue que transporta o sangue do organismo para o filtro.


Linha de heparina: Uma extensão da linha arterial, após a bomba de sangue que conecta a uma seringa, por onde geralmente se administra a Heparina.


Linhas de sangue: Linhas de sangue que transportam o sangue do paciente até ao filtro e do filtro novamente ao paciente.


Linha de soro: Extensão curta de linha situada na linha arterial, no segmento pré-bomba. É usada para administrar soro fisiológico directamente no paciente durante a diálise.


Local de punção do CEC: Peças vermelha ou azul localizadas junto às extremidades das linhas arterial e venosa, usadas para colher amostras de líquidos ou sangue do CEC e para administrar medicação.


Mangueiras do banho: Mangueiras da máquina que transportam o dialisante para o filtro e o dialisado do filtro de novo para a máquina.


Membrana: Camada fina, porosa e delicada de material. Em hemodiálise, a membrana do filtro permite a passagem da água e dos produtos tóxicos para o banho.


Membrana semipermeável: Membrana ou fibra com poros microscópicos que permitem a passagem de pequenas partículas mas não passam as grandes. No filtro, a membrana separa o sangue do banho.


Metabolismo: Processo do organismo de transformação da comida em energia e em novos tecidos.


Mililitro ( ml ): Um milésimo do litro. Igual a centímetro cúbito ( cc ).


Mineral: Substâncias inorgânicas no organismo, necessárias para a função normal do organismo mas prejudiciais em concentrações muito altas ou muito baixas. Por exemplo: cálcio e fósforo.


Monitor: Um dispositivo electrónico da máquina que verifica e avisa possíveis problemas através de alarmes. Máquina.


Monitor da pressão: Dispositivo que traduz a força ou pressão numa leitura numérica.


Mucosa: Membrana que reveste as cavidades naturais como a boca, nariz, etc.


Nefrectomia: Remoção cirúrgica do rim.


Nefrologista: Médico especialista em doenças do rim.


Nefrónio: Unidade funcional do rim que filtra os produtos tóxicos e água do sangue.


Neuropatia: Lesão dos nervos.


Nutrição: Processo do organismo que utiliza os alimentos para crescer e manter-se saudável.


Obstrução: Algo que pára ou bloqueia, ocluído.


Osmose: Movimento da água através duma membrana semipermeável, duma área de concentração de partículas baixa para uma área de concentração alta.


Osmose inversa: Equipamento usado para produzir água pura, fazendo passar a água através dum filtro fino.


Osteoporose: Perda excessiva de minerais do osso que resulta numa estrutura do osso pobre.


Paratiróides: Glândulas pequenas localizadas junto à tiróide no pescoço. Estas glândulas segregam uma hormona que regula o metabolismo cálcio-fósforo.


Peça de recirculação: Conexão usada para conectar a linha arterial e venosa. Permite fazer circular o sangue ou o soro, através das linhas e filtro sem estarem conectas ao paciente.


Pericardite: Inflamação de uma das camadas (pericárdio) que envolve o coração.


Peso ideal: Peso adequado para um indivíduo baseado na altura, idade e estatura.


Peso seco: O ponto médio entre ter excesso de líquidos no corpo e estar desidratado.


Plasma: Parte líquida do sangue.


Potássio (K+): Mineral necessário ao organismo, principalmente para a contracção dos músculos, mas prejudicial quando está muito baixo ou muito alto.


Pressão negativa: Em hemodiálise, é o método usado para remover líquidos do organismo criando uma sucção no compartimento de banho que aspira a água do compartimento de sangue para o banho através da membrana semipermeável.


Pressão positiva: Forma de remover líquidos do sangue durante a diálise, aumentando a pressão dentro do compartimento de sangue do filtro, forçando a água a passar através da membrana semipermeável para o lado do banho.


Pressão Sanguínea: Força que o sangue circulante faz nos vasos sanguíneos.


Pressão Sistólica: Pressão exercida pelo coração quando se contrai. É o valor mais alto da pressão sanguínea que se ouve.


Pressão Diastólica: Pressão existente quando o coração está em repouso entre as contracções. É o valor mais baixo da pressão sanguínea.


Produtos tóxicos: Produto final do metabolismo celular como a creatinina, ureia, etc.


Proteína: Nutriente constituído por aminoácidos, essencial usado para formar os tecidos do organismo.


PTM: Pressão tansmembranar; as forças positivas e negativas no filtro, que determinam a ultrafiltração ( remoção de líquidos ).


Pulso: Pulsar do sangue a correr através duma artéria que corresponde aos batimentos do coração.


Quelante: Medicamento que se liga a uma substância. Por exemplo o cálcio do Carbonato de cálcio liga-se ao fósforo dos alimentos ao intestino, impedindo a sua absorção para o sangue, sendo assim eliminado nas fezes.


Renal : Referente aos rins.


Rim: Órgão que limpa o sangue dos produtos tóxicos e produz urina. Ajuda também a controlar outras funções do organismo como a produção de glóbulos vermelhos.


Shock: Hipotensão extrema.


Shunt: Ligação entre uma artéria e uma veia utilizando um tubo, usada antigamente como acesso para efectuar hemodiálise.


Síndrome de Desequilíbrio: Uma condição que pode afectar pessoas muito urémicas que iniciam diálise, devido a uma remoção rápida de produtos tóxicos do sangue. Os sintomas de desequilíbrio podem ser cefaleias, náuseas e/ou vómitos e tonturas.


Sódio ( Na+ ): Mineral encontrado no organismo. Ajuda a regular os fluidos no organismo. Está associado com a retenção de água e edemas.


Soro fisiológico: Solução de água com sal que é compatível com o sangue - NaCl 0,9%.


Soro sanguíneo: A porção limpa, do sangue separado, conseguida por aceleração do sangue numa centrifugadora. Plasma.


Subcutânea ( SC ): Injecção dada no tecido adiposo (gordura) abaixo da pele.


Técnica Asséptica: Procedimento estéril usado para prevenir a entrada de microorganismos no organismo (bactérias, etc.).


Teste schiff: Teste que determina a presença de formaldeído (formol).


Transducer: Linha na ampola de gotejo através da qual a máquina monitoriza e permite visualizar a pressão do sangue ao entrar na veia e permite subir ou baixar o nível do sangue na ampola de gotejo; tem um filtro pequeno que adapta no sensor da pressão venosa na máquina que o protege do retorno de líquidos.


Transplante renal: Procedimento cirúrgico onde é retirado o rim dum dador (cadáver ou vivo) e colocado num receptor.


Transfusão de sangue: Termo usado quando se recebe uma unidade de sangue.


Tratamento de água: Processo de purificação da água para usar em diálise.


Ultrafiltração: Remoção de fluidos.


Ureia sérica: Quantidade de ureia no sangue. A ureia é o principal produto tóxico do metabolismo proteico. É normalmente excretado na urina. O doseamento da ureia no sangue é o principal indicador da função renal e da eficácia da diálise.


Uremia: Subida prejudicial de ureia no sangue devido a insuficiência renal.


Veia: Vaso sanguíneo que transporta o sangue para o coração.


Xilocaína ( Lidocaína ): Anestesia local usada para reduzir a dor e o desconforto.



ree



 
 

©2021 Centrodial

bottom of page