Conselhos Para Controlar a Sede
- Centrodial

- 3 de mar. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2022

A sede é um sintoma muito frequente em diálise e é
sem dúvida muitas vezes um desafio difícil de ultrapassar.
Em contexto da insuficiência renal é uma preocupação bastante comum e pode ter várias causas.
São as principais causas:
. A Ingestão de Sal
Esta ingestão é muitas vezes não intencional visto que muitos produtos alimentares já vêm com muito sal. Deve saber escolhê-los.
Existe uma variedade imensa de condimentos e especiarias (e azeite e alho) que pode usar para conferir intensidade de sabor às suas confeções.
. Poderá ter que ver com a Glicemia do sangue
Neste caso, a sede agrava quando come coisas com demasiados hidratos de carbono ou açucares (doses grandes de arroz, massa, batata, açúcar, bolos, pastelarias) e também é mais incidente em quem tem a diabetes mal controlada.
Evite também os alimentos geralmente fabricados/aditivados com muito sal e/ou açúcar :
- os sumos de fruta (naturais e não naturais) e os refrigerantes comerciais
- batatas fritas de pacote
- bolos e pastelarias
- bolachas genéricas e pão embalado
- charcutarias
- molhos comerciais
- rebuçados com açúcar
- anchovas
Deve ter sempre em atenção aos rótulos à lista dos ingredientes dos alimentos que consome pois por vezes pode estar a consumir quantidades de sal e açúcar que desconhecia.
. Por vezes a sede pode ser simplesmente Psicológica
Seja por estar a ter um dia mais stressante e difícil ou por estar a ter um dia mais tedioso. Nestes casos a solução é mais fácil e basta investir-se em alguma atividade que o distraia. Uma excelente opção é o exercício físico ou uma caminhada ao ar livre.
. Secura da Boca
Algumas pessoas têm a boca naturalmente mais seca que outras.
Esta condição (também designada xerostomia) pode provocar sede pois o cérebro (onde se encontra o centro de comando da sede e da fome) interpreta esse sinal da boca como um indicador de desidratação corporal e vai induzir o corpo a contrariar essa situação através do aumento da sede.
Estas pessoas podem recorrer a estratégias simples de humedificar a boca e assim enganar/enviar o sinal contrário ao cérebro. Pode recorrer por exemplo ao saborear coisas ácidas que estimulam a saliva e humedificam a boca.
Ex: saborear rodelas de limão ou bochechar um elixir dentrífico (do género Tantrum).
. Desidratação
Por vezes pode acontecer estar mesmo desidratado e com pouco líquido no corpo.
Isto pode acontecer por vários motivos:
. porque restringiu demasiado a ingestão de líquidos
. porque transpirou muito (a trabalhar, a fazer exercício, etc)
. porque perdeu líquidos através de outros mecanismos :
diarreia, vómitos, doença com febre
. porque aumentou de massa corporal (se tiver engordado recentemente, por exemplo) e o seu peso seco precisa de ser ajustado para que a diálise seja também ajustada
Quando se dá este caso, pode apresentar sintomas de:
fraqueza, tensão arterial baixa, tonturas, pele seca, cãimbras e, claro, sede.
Além da especificidade destes sintomas, uma ferramenta ao nosso dispor para identificar esta causa é a Bio-Impedância, a máquina que avalia as variações da composição corporal.
Portanto,
Os conselhos da CentroDial que o podem ajudar a reduzir a sede são :

Siga a Regra de Polegar :
" 0,5L de líquido por dia, mais a quantidade de urina "
Encha uma garrafa de vidro com essa quantidade no início do dia e faça a gestão visual ao longo do dia. Não ingira menos que isso.
Reduza / elimine a adição de sal da sua alimentação diária
Para não comprometer a refeição das outras pessoas cozinhe sempre sem sal para si e deixe a sua família adicionar sal nos respetivos pratos à mesa se assim desejarem. Todos temos necessidades e gostos diferentes e podem perfeitamente ser conciliados.
Inspecione os rótulos dos alimentos para confirmar que não contém muito sal e/ou açúcar
Se for diabético, mantenha o bom controlo da sua diabetes
Mantenha a boca humedecida durante o dia.
Recorra ao elixir dentrífico, limão ácido, pedras de gelo, rebuçados sem açúcar e chicletes sem açúcar (o açúcar dá sede!)
Distraia-se
Como a fome, por vezes a sede é um sintoma de tédio e de aborrecimento, e não é sede orgânica e verdadeira. Vá dar um passeio, pintar, dançar, plantar, cultivar, brincar com os netos, escrever um diário, etc. Vá fazer algo que goste
Faça exercício físico diário
Ajuda a distrair, e tem efeitos, além de psicológicos, também tem efeitos fisiológicos na regulação cerebral da sede (e da fome).
Além disso o exercício físico e transpiração ajudam a minimizar (transpirar) algum do excesso que tenha incorrido em não resistir à sede.
Quando beber água, beba água morna.
Coma alimentos, não coma "produtos alimentares".
Evite os produtos alimentares empacotados, enlatados, processados, comerciais. Estes são por regra aditivados com conservantes à base de sal para que se conservem durante mais tempo. São exemplos os fiambres, presuntos, salsichas, queijos, refrigerantes, bolachas maria, bolachas de água e sal, cereais comerciais, e mesmo o pão embalado.
Prefira sempre os alimentos o mais frescos possível e faça várias refeições pequenas ao longo do dia (em oposição a fazer poucas e grandes refeições).
Comunique com a equipa Centrodial sobre variações que sinta em casa no que toca a cãimbras, tensões baixas, tonturas, etc.
Consulte o/a Nutricionista da clínica para o ajudar a identificar a solução mais específica para si.
CentroDial




