top of page

Sobre a Hepatite B e a Hepatite C

Atualizado: 14 de nov. de 2022


by mohamed_hassan @pixabay

A palavra "hepatite" vem da união do prefixo grego hepat- (que significa "fígado") com o sufixo -ite (que significa inflamação).


Trata-se portanto de uma inflamação do fígado.


Existem várias causas para esta patologia, sendo a principal os vírus da hepatite.


Outras causas são :


o uso excessivo de bebidas alcoólicas; algumas toxinas; doenças autoimunes; e excesso de gordura no fígado.


Dentro dos vírus da hepatite temos os vírus da Hepatite A, B, C, D e E.


O tratamento para cada causa diferente terá também uma solução diferente, seja viral ou não viral.


Leia em baixo para saber mais sobre a Hepatite B e C e perceber porque são relevantes para o Insuficiente Renal.



(a laranja) Vírus da Hepatite B, visto ao microscópio. © CDC/Dr. Erskine Palmer

A Hepatite B


O que é a Hepatite B ?


A hepatite B é uma doença provocada por um vírus ( o vírus da hepatite B ) que ataca um orgão vital - o fígado.


Em muitos casos os indivíduos infectados conseguem através dos seus meios de defesa curar a doença, ficando depois imunizados.


Em outros casos, não se consegue eliminar o vírus do corpo ficando a pessoa portadora do vírus sem sentir qualquer sintoma ou prejuízo no organismo. Neste caso, chamado Hepatite Crónica, o vírus pode lentamente ao longo dos anos provocar alterações no fígado e este pode evoluir para cirrose e doença oncológica do fígado.


Como se trata a Hepatite B ?


Até ao momento não existe um tratamento especifico para a Hepatite B. Muitos doentes tem sido tratados com uma droga conhecida por Interferon que tem dado bons resultados em cerca de metade dos doentes infectados. Alguns doentes depois de melhorarem e pararem o tratamento, recaem. É no entanto o único tratamento disponível.


Como se transmite o vírus da Hepatite B ?


O vírus da hepatite transmite-se de pessoa a pessoa através do contacto com líquidos do organismo que estejam infectados. O mais significativo é o sangue, mas pode ser através da saliva, suor, lágrimas, secreções genitais, etc.


A Hepatite B é portanto considerada uma doença sexualmente transmissível, o que torna o risco de contrair aumenta com o número de parceiros sexuais. E uma mulher grávida pode também transmitir a infecção ao filho no momento do parto.


O vírus consegue sobreviver durante muito tempo quando exposto à luz e ao ar, e é resistente a muitos desinfectantes.


Quais são os sintomas da Hepatite ?


Os primeiros sintomas da hepatite são parecidos com os de uma gripe: febre, cansaço, fraqueza, dores de cabeça e de barriga. Alguns dias depois a pele e a parte branca dos olhos poderão ficar amarelos ( icterícia ).


Em algumas pessoas os sintomas são tão ligeiros que elas não chegam a dar conta da sua existência. Mais tarde, quando fazem umas análises estas pessoas descobrem que já foram infectadas pelo vírus.


Como se pode prevenir a doença ?


A melhor maneira é a vacina para a Hepatite B. Os efeitos secundários da vacina são ligeiros. A protecção total requer várias doses de vacina, e deve ser seguido pelo médico assistente.


Nos insuficientes renais em diálise a vacinação pode requerer mais doses que no indivíduo normal porque o insuficiente renal em diálise tem uma menor resposta às vacinas. Mesmo com várias doses há insuficientes renais que não conseguem ficar imunizados (vacinados).


Quem se deve vacinar ?


Devem-se vacinar os profissionais de saúde, os insuficientes renais e os recém-nascidos de mães portadoras de vírus, os drogados, os homossexuais, os familiares com contacto direto de indivíduo infectado. Brevemente a vacina contra a Hepatite B irá estar disponível para todas as pessoas.


Qualquer pessoa pode contrair a Hepatite B ?


Sim. Mais a mais, a Hepatite B é uma doença sexualmente transmissível, o que torna o risco de contrair aumenta com o número de parceiros sexuais.


Cuidados a ter para evitar a propagação da Hepatite B ?


No caso da pessoa com Hepatite B são necessárias precauções quando se trata de sangue e líquidos corporais. Aqueles que com ele convivem devem ter as seguintes precauções:


· estar vacinada, ou vacinar-se


· evitar contaminação com sangue da pessoa infetada em ferimentos abertos e em mucosas como a boca e nariz


· evitar ter relações sexuais enquanto as análises não estiverem normais e o parceiro não estiver protegido


· não utilizar ou manusear agulhas ou outro material exposto ao sangue ou líquidos corporais


· rotulagem cuidada das amostras de sangue das pessoas infectadas


O que não é preciso fazer ?


· Não é preciso separar talheres e louça do indivíduo com Hepatite B


· Não é necessário separar roupas e objectos desde que não estejam sujos com sangue


· Não é preciso isolar a pessoa com Hepatite B dos outros elementos da família


· Não é necessário dieta especial


A Hepatite não é razão para separar ninguém do acolhimento familiar. Desde que se sigam as indicações acima referidas o risco de hepatite para quem convive com uma pessoa infectada são mínimas. O insuficiente renal com hepatite não deve ser marginalizado. Ele necessita da compreensão, apoio e da educação sobre o assunto de toda a família.



Vírus da Hepatite C, visto ao microscópio

A Hepatite C


As medidas a seguir quanto à Hepatite C são as mesmas que para a Hepatite B.


No entanto não há de momento nenhuma vacina para ela.


Ao contrário da Hepatite B, os parceiros sexuais de uma pessoa infectada com Hepatite C raramente contraem a doença, e também é muito raro a transmissão de mãe para filho.


Os principais factores de risco para a Hepatite C são as transfusões e o tempo em diálise, isto é, quanto mais anos uma pessoa estiver em diálise maior é a probabilidade de contrair Hepatite C.


Importante para a pessoa com Hepatite


A pessoa com hepatite deve saber detectar alterações que poderão indicar agravamento do seu estado. Quando estiver com náuseas, fadiga crescente, perdas de sangue sem razão evidente, agravamento do mal-estar e retenção de líquidos (aumento do volume da barriga, pernas inchadas, etc) fale com o seu médico.


A Hepatite e o Transplante Renal


Se uma pessoa tem Hepatite B ou C, e quiser ser transplantada deve ser observada na consulta de Hepatite no Hospital. Após alguns exames que poderão incluir Biópsia do fígado, o seu médico irá dizer-lhe quais os riscos que corre ao fazer o transplante. Com esta informação será mais fácil tomar uma decisão.











CentroDial

 
 

©2021 Centrodial

bottom of page