Sobre a Diabetes - Algumas Noções e Conselhos
- Centrodial

- 4 de jan. de 2023
- 4 min de leitura

Diabetes
Noções Básicas, Conselhos e
Relação com a Insuficiência Renal
O que é a Diabetes?
Diz-se que uma pessoa tem diabetes quando o açúcar no sangue em jejum é superior a 140 (mg/dl). Durante o dia, a pessoa diabética tem um açúcar no sangue muito superior a isto, e por isso os diabéticos têm muita sede, urinam muito (quando o rim ainda funciona bem) e têm problemas de visão.
Porque é que se fica diabético?
A diabetes deve-se a uma falta de insulina produzida pelo pâncreas, ou a uma maior resistência dos tecidos do nosso corpo à acção da insulina, como acontece propensamente com a obesidade. Isto é assim porque é a insulina a responsável pela entrada do açúcar nas células. Ela controla os níveis de açúcar no sangue e previne que o açúcar (também chamado "glicose") se acumule excessivamente nos vasos.
E o que é a Insulina?
A insulina é uma hormona produzida pelo pâncreas em resposta ao nível de açúcar no sangue. Quando o pâncreas não consegue produzir insulina em quantidades suficientes, ou quando apesar de a produzir, as células não respondem devidamente a ela, uma pessoa fica com açúcar a mais no sangue, e portanto diabético.
Quantos tipos de diabetes há?
Há 2 tipos de diabetes. A Diabetes Insulino-dependente (também chamada Diabetes tipo 1), ou seja aquela que precisa de insulina para se controlar porque o pancreas não produz praticamente insulina, e a chamada Diabetes do adulto (também chamada Diabetes tipo 2), que aparece mais frequentemente apenas durante o período adulto, e que apesar de ainda haver produção insulina ela é insuficiente. Estas pessoas podem tomar insulina ou outra medicação que ajuda a aumentar a secreção de insulina.
O açúcar no sangue é prejudicial?
O açúcar está muito alto no sangue, é. (assim como o açúcar demasiado baixo)
Nesse caso a pessoa começa a desenvolver lesões provocadas por isso, em quase todos os orgãos. Os primeiros a sofrer as consequências são os olhos, os rins, o coração e os vasos sanguíneos.
A diabetes é a principal causa de cegueira e de insuficiência renal crónica.
O que é que o diabético deve fazer?
Os diabéticos devem seguir as indicações do seu médico. O importante é manter uma vida normal e um perfeito controle sobre o seu açúcar.
Para isso é preciso uma dieta sem açúcares e se se for obeso, uma dieta para emagrecimento.
O objetivo é sempre o mesmo, manter o açúcar no sangue o mais normal possível.
Para além disto, os diabéticos devem ser vistos regularmente por um oftalmologista para tratar cedo as lesões dos olhos, afim de evitar a cegueira.
O que se passa com os diabéticos que iniciam diálise?
Muitos diabéticos ao iniciar diálise deixam de necessitar de insulina ou então necessitam de menores doses de insulina para controlar o seu açúcar no sangue.
Isto acontece porque o rim tem uma função importante na degradação da insulina, e esta função está comprometida na Insuficiência Renal, fazendo com que a insulina presente tenha um efeito diferente do normal e mais prolongado.
Para isso o seu médico irá fornecendo-lhe conselhos e orientações de como fazê-lo.
Que cuidados é que é preciso ter com a Insulina?
A Insulina ao ser administrada vai provocar uma queda do açúcar em excesso no sangue. É esse o objetivo.
Por isso, se uma pessoa comer menos que o costume, ou fizer mais exercício que o costume pode acontecer que o açúcar desça mais que seria ideal, e a pessoa diabética fica com o açúcar demasiado baixo. Isto chama-se hipoglicemia (em oposição à hiperglicemia) e pode resultar em sintomas graves. Daí ser muito importante compreender como estes mecanismos funcionam.
O que é então a hipoglicemia?
A hipoglicemia é um açúcar no sangue geralmente inferior a 50 mg/dl.
Quais são os sintomas de hipoglicemia?
Em geral a hipoglicemia começa por dar sudação (suores), tremores, nervosismo, palpitações, palidez e pesadelos durante o sono.
Se continuar sem ser tratada, aparecem dores de cabeça, vertigens, confusão mental, perda de memória, perturbações na visão, sonolência, podendo chegar-se a convulsões e perda de consciência.
O que é que se deve fazer no caso de hipoglicemia?
Quando se aperceber que está a ficar com hipoglicemia deve meter um pacote de açúcar na boca ou engolir com um pouco de água. Se isto não chegar deve repetir a dose. Após se sentir melhor, deve ingerir um pouco de comida, como por exemplo uma sandes.
Após isto deve logo que possível contactar o Centro de Diálise ou o seu médico, para tentar saber porque é que tal aconteceu, e tomar atitudes para prevenir novos episódios.
Como se pode prevenir as reações de hipoglicemia?
A melhor maneira de evitar a hipoglicemia é saber como ela aparece.
Os principais motivos são:
- ela aparece porque tomou Insulina a mais (e esta precisa de ser ajustada junto com o seu médico),
- ou porque comeu a menos,
- ou então porque gastou açúcar a mais, como pode acontecer com a prática de exercício físico desadequada.
É por isso preciso:
Fazer o seu esquema normal de insulina, dieta e exercício;
Nunca deixe de tomar as suas refeições habituais, e faça pequenos lanches entre as principais refeições e antes de se deitar conforme as indicações do seu médico;
Saber quais são os sintomas de hipoglicemia, de modo a combatê-la logo desde o início;
Traga sempre consigo algo de doce, para puder ingerir em caso de necessidade;
Contactar o seu médico ou Centro de Diálise.
Como posso ajudar a melhorar a minha diabetes?
Faça os registos da sua glicemia de manhã e antes do jantar, e faça o registo num livro que pode adquirir no Centro de Saúde. Registe a dose de insulina que administra e quando.
Registe os episódios de hipoglicemia. Mostre os seus registos regularmente ao seu médico e siga as instruções recomendadas.
Se possível aprenda a adaptar a dose de insulina às necessidades diárias, coisa que poderá fazer aprendendo com o seu Médico e Enfermeira.



