Quando éramos românticos
- Centrodial

- 25 de jun. de 2022
- 7 min de leitura
" O Que é a CARE | A Vida em Diálise | Objectivos da CARE | O que já fez a CARE | Projectos da CARE | Diálise é Vida | Espaço da CARE | Café da CARE "

[abrir aspas]
O Que é a Care ?
A Care - Liga dos Amigos dos Insuficientes Renais Crónicos,
é uma Instituição de Solidariedade Social, criada para dar apoio às pessoas que sofrem de Insuficiência Renal Crónica e que necessitam de efectuar tratamento por Hemodiálise.
Ela nasceu de um grupo de pessoas envolvidas no tratamento de Diálise no Centro de Diálise de S. João da Madeira e contou desde início com o apoio activo de muitos Insuficientes Renais.
A Vida em Diálise
Para o Insuficiente Renal a Vida torna-se possível através da substituição da função dos rins que não funcionam por um Rim Artificial [a máquina de diálise].
O tratamento ou Hemodiálise é efectuado 3 vezes por semana e prolonga-se para toda a vida do paciente, a não ser que este seja transplantado.
O Insuficiente Renal que inicia diálise vai experimentar uma 2° vida, que exige adaptações na maneira de ser e estar do indivíduo, provocando profundas alterações na sua vida com importantes reflexos a nível familiar, económico, profissional e social. Muitos sonhos e expectativas de vida terminam com o início da diálise, e criar novos sonhos e nascer para um novo tipo de Vida não é tarefa fácil, e requer um grande apoio da equipe de Saúde, da Família e da Sociedade.
Uma grande parte dos Insuficientes Renais em Hemodiálise pertence a classes económicas mais baixas e vivem carências pronunciadas, nomeadamente no que se refere às condições de habitação, alimentação e aquisição de medicação.
A difícil inserção (ou reinserção) no mundo profissional é um problema comum e dramático daqueles que necessitam de trabalhar para atender às suas responsabilidades familiares.
A população mais idosa, quase toda ela votada ao abandono, carece de meios de apoio que lhe permitam viver com alguma dignidade, apresentando carências alimentares, de higiene, para além da falta de ocupação e distracção.
Objectivos da Liga
A Care - Liga dos Amigos dos Insuficientes Renais tem um amplo campo de acção, constituindo objectivos imediatos:
- Contribuir de alguma forma para a melhoria das condições de vida desta população carenciada.
- Contribuir por todos os meios ao seu alcance para uma melhor reabilitação e reinserção desta população.
- Divulgação e educação sobre a doença renal, quer quanto à sua prevenção quer quanto a seu tratamento.
- Defesa dos interesses dos Insuficientes Renais junto dos organismos responsáveis pela Saúde, divulgação dos seus direitos e tomada de posição sobre assuntos referentes à Diálise.
- Criação de obras sociais e outras que contribuam para uma melhor qualidade de Vida desta população.
O que já fez a Care?
A Care apesar da sua curta existência, tem contado com o apoio e a solidariedade de muitos. Isto, conjuntamente com o estorço e dedicação de muitos associados tem-lhe permitido empreender um conjunto de acções que muito têm ajudado os nossos Insuficientes Renais.
Assim, em Março de 1997, a Care em resposta a um apelo internacional feito na Internet, doou uma máquina de diálise para o Centro de Diálise do Hospital de Lagos na Nigéria, que
apenas possuía em funcionamento uma máquina para apoio as Insuficientes Renais daquele País. Isto constituiu um gesto de Solidariedade Internacional, a um Povo a viver uma grave crise económica e social.
Em Julho de 1997 lançou o 1° número do Jornal da Care, que é uma publicação educativa e formadora do Insuficiente Renal.
Em Setembro iniciou o projecto "Diálise é Vida".
A Care organizou a longo do ano de 1997 dois passeios, um a Lisboa e outro a Mirandela, que permitiu a confraternização e convívio dos Insuficientes Renais.
A par desta actividade, a Care tem apoiado no dia-a-dia os Insuficientes Renais da CentroDial. Desta actividade é de salientar a compra para o Centro da medicação mais onerosa e necessária ao tratamento, e a comparticipação na aquisição de medicação por parte de pacientes mais carenciados. Este apoio traduziu-se em cerca de um milhar de contos no ano de 1997.
A Diálise torna possível viver àqueles que tiveram a infelicidade de ver os seus rins deixarem de funcionar.
A Vida em Diálise tem exigências às quais é difícil de fugir, obrigando adaptações na maneira de viver e a alterações na vida familiar, social e profissional. Viver esta 2ª vida nem sempre é fácil, e requer o apoio compreensivo da família e da sociedade.
A Care tem uma grande preocupação com os problemas provocados pela necessidade de adaptação do Insuficiente Renal à Vida em Diálise. Muito do seu trabalho e esforço é canalizado para esta área da Reabilitação Renal.
A Care dá apoio e incentiva iniciativas que tenham como objectivo aumentar a liberdade e a independência do Insuficiente Renal.
- a Care apoia os Programas de Diálise em Casa da CentroDial
- a Care com o apoio da CentroDial e um conjunto de Empresas
ligadas à Diálise, decidiu lançar o Projecto "Diálise é Vida", o qual
alarga o conceito de independência, liberdade e normalidade de
Vida do insuficiente renal em diálise
A Care irá ter um papel activo no Renascer do Insuficiente Renal, através de projectos de formação dos jovens, e ocupação dos idosos. Para isto, a Care vai adquirir uma área no edifício que está a ser construído em frente à Clínica de Diálise, e que irá permitir pôr em marcha muitos destes projectos.
- A Care irá pedir apoios para projectos de formação profissionais para jovens hemodialisados, ajudando-os na sua reinserção no mercado do trabalho,
e a ganhar novos interesses e objectivos de vida
- A Care pretende criar um espaço de lazer e de ocupação dos
tempos livres do idoso
"DIÁLISE É VIDA"
Autocaravana para diálise
A vida em Diálise pode tornar-se limitativa da liberdade do Insuficiente Renal.
Os horários a cumprir para fazer diálise tornam-se um hábito e uma obrigação a que muitas vezes não é possível fugir.
Para tornar esta limitação menos pesada para o Insuficiente Renal a CentroDial criou uma Unidade para Auto-Diálise e tem estimulado o cuidado próprio, e a Diálise em Casa. Isto tem como objectivo uma maior autonomia e liberdade por parte do Insuficiente Renal.
Para dar um maior sentido a esta liberdade e auto-cuidado a CentroDial em conjunto com a Care avançaram com um projecto a que demos o nome de "Diálise é Vida".
O que é o projecto "Diálise é Vida"
O projecto consiste numa auto caravana completamente apetrechada para fazer diálise, e com todos os requisitos de conforto necessários para se passar algum tempo a viajar.
Esta caravana pode ser utilizada para fins de semana prolongados, férias em Portugal ou no estrangeiro, dar apoio a insuficientes renais em zonas longe de Centros de Diálise, etc.
A auto caravana vai possuir um sistema completo de tratamento de água, máquina de diálise, WC, cama, pequena cozinha, TV, e outros elementos necessários a esta finalidade.
Quem pode utilizar a Caravana
As pessoas que quiserem ir de auto caravana passar fins de semana ou férias devem marcar com antecedência o período em que irão, e devem receber um pequeno curso sobre o equipamento. À partida as pessoas mais vocacionadas para utilizar a auto caravana são aqueles que fazem auto-diálise e diálise em casa, dado já estarem habituados a fazer diálise por si. Mas qualquer pessoa pode utilizar a auto caravana desde que esteja preparado para fazer diálise por si, ou com ajuda de um familiar ou amigo. Para isso a CentroDial dispõe-se a preparar qualquer insuficiente renal que queira utilizar a auto caravana.
O que terá a AutoCaravana
A auto caravana irá possuir todo o conforto necessário para se poder passar alguns dias de repouso de modo mais agradável possível, e ao mesmo tempo irá dispor de todo o equipamento necessário à Diálise.
Equipamento de Diálise: Para isto será montado um sistema de tratamento de águas com depósito de água com autonomia para uma ou duas diálises, e que pode ser reabastecido facilmente em qualquer local. Os concentrados para diálise serão transportados em pó e preparados na hora da diálise, afim de reduzir o espaço de armazenamento e evitar a contaminação.
A auto caravana irá ainda dispor de um pequeno gerador que lhe dará autonomia eléctrica em caso de necessidade.
Outro Equipamento: A auto-caravana irá estar equipada com pequena cozinha, WC, cama e sofá para diálise, TV, frigorífico e um sistema de vídeo para controlo a partir do Centro.
Vantages da AutoCaravana
Maior Liberdade
A AutoCaravana irá permitir uma maior liberdade a quem faz Diálise. Deslocar-se para locais aonde não há Centros de Diálise deixa de ser assim um problema. Com a AutoCaravana vai ser possível ir passar algum tempo a locais que até agora eram de difícil escolha por falta de apoio de Diálise. Por outro lado o Insuficiente Renal deixa de estar condicionado a horários impostos pelo Centro que o ia acolher, em locais escolhidos para passar algum tempo de
repouso.
Maior Autonomia
A AutoCaravana é um estímulo à autonomia do Insuficiente Renal em Diálise. Programar a sua diálise, tratar da montagem, da diálise e do fim da sessão exigem independência e autonomia por parte de quem faz diálise. Isto são qualidades que muitos Insuficientes Renais têm mantido esquecidas e que são importantes para sua qualidade de vida.
Maior Prazer em Viver
Saber que se está menos condicionado pela Diálise, que se pode fazer coisas que outras pessoas também fazem, aumenta o nosso desejo de partilhar coisas e o prazer de viver.
(Patrocínios)
A Care irá procurar Empresas, Pessoas Singulares e outras Organizações que queiram ajudar
a levar este projecto para diante.
Irá ser adquirida uma auto-caravana adaptada para Diálise por uma empresa especializada. Nela serão pintados painéis laterais fazendo referência ao programa e aos patrocinadores
que assim o desejarem.
Material a Adquirir:
- FORGÃO
- EQUIPAMENTO AUTOCARAVANA
- MÁQUINA DE DIÁLISE
- SISTEMA TRATAMENTO DE ÁGUAS
- COMPUTADOR
Este projecto estará em marcha em Abril de 1998. Deram já o seu Apoio ao Projecto: Janssen-Cilag, Fresénius MC, Centro Médico da Praça, Engenheiro Filipe Mateus, JM - Equipamento Médico, Clínica Dourival.

Espaço da CARE
A Care tem trabalhado nas instalações da CentroDial. A ausência de um espaço próprio dificulta a concretização dos seus projectos e ambições.
Por isso, a Care pretende adquirir uma área de cerca de 140m2 no imóvel em frente das instalações da CentroDial. Esta área, eventualmente a área que fica no piso inferior a ela com cerca de 70m2, irão constituir as futuras instalações da Care.
Aí poderão ser preparados:
- Gabinetes para actividades de formação
- Espaço para ocupação de idosos
- Atelier de artesanato
- Biblioteca
- etc
A aquisição destas áreas irão depender da nossa capacidade de angariação de fundos a levar a cabo no espaço de 1 a 2 anos, o tempo que o imóvel tem previsto para construção.
O Caffé da CARE
Nas futuras instalações queríamos abrir um pequeno café-confeitaria.
Este serviria os profissionais que trabalham nesta zona, na CentroDial, no Centro Médico da Praça e estabelecimentos em redor. Como serviço, o Café da Care poderia servir cafés e pequenos snacks.
O Café da Care vai permitir servir muitos Insuficientes Renais que dele podem necessitar aquando das suas deslocações ao Centro de diálise e à Care.
O Café da Care tem também como objectivo servir, pela sua actividade, como um angariador regular de fundos para a actividade da Care.
[fechar aspas]



