Hipertensão Arterial : Perguntas & Respostas Rápidas
- Centrodial

- 19 de fev. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 27 de mai. de 2022

A Hipertensão Arterial
Sabia Que ...
... Mais de um milhão de portugueses têm hipertensão arterial ?
... A única maneira de saber se é um deles, é avaliar a sua tensão arterial ?
... A Hipertensão arterial é chamado o assassino silencioso porque pode andar com hipertensão arterial durante anos sem o saber ?
... A Hipertensão é a principal causa de ataques do coração e cerebrais, e é uma causa muito importante de doença renal ?
... Se a Hipertensão é controlada com medicação, o risco d
estas complicações é muito reduzido ?
... Alterar o estilo de vida - emagrecer, fazer exercício e reduzir o sal da dieta - ajuda a controlar a tensão arterial ?

Afinal o que é a Tensão Arterial ?
Tensão Arterial é a força do seu sangue empurrado contra a parede das artérias. Esta pressão move o sangue do coração para todos os órgãos do corpo, como o cérebro, rins e intestino.
Como se mede a Tensão Arterial ?
A Tensão Arterial é medida com um braçal envolta do seu braço. Este braçal é insuflado de ar que depois é libertado lentamente enquanto se escuta os sons do seu pulso. Quando se começa a ouvir o som do pulso, encontrámos a tensão sistólica, e quando se deixa de ouvir, é a pressão diastólica. Por exemplo 120 / 80, respetivamente sistólica e diastólica.
O que é Hiper-Tensão Arterial ?
Hipertensão ocorre quando a pressão do sangue contra a parede dos vasos aumenta. Para os adultos a pressão deve permanecer abaixo dos 140 / 90. Quando fazemos várias leituras de pressão arterial e ela é sempre superior a 140/90, um diagnóstico de Hipertensão é feito.
A Hipertensão deve ser vigiada pelo seu médico.
Quantas vezes se deve medir a Tensão Arterial ?
A pressão arterial nos doentes em diálise é avaliada em cada sessão de diálise, e nas pessoas que não fazem diálise, deve ser feita pelo menos uma vez por ano. Se você é Hipertenso, a pressão deve ser avaliada as vezes que o seu médico aconselhar.
O que provoca Hipertensão Arterial ?
A causa da Hipertensão não é conhecida em muitos casos. Nos doentes em Diálise o rim e uma dieta com sal e muitos líquidos são os responsáveis pela maioria das Hipertensões. Há pessoas com uma maior tendência para a Hipertensão Arterial, como sejam:
- as idosas
- aquelas com familiares com Hipertensão Arterial
- as obesas
- as que têm um estilo de vida sedentário
- as que comem muito sal
- as mulheres que usam contraceptivos orais
Os homens têm também uma maior tendência para a Hipertensão que as mulheres.
Como pode a hipertensão prejudicar o meu corpo ?
Uma pressão alta pode lesar órgãos importantes do corpo como o coração, o cérebro e os rins. Pode causar enfarte do coração, ataques cerebrais e insuficiência renal.
Como é que a Hipertensão se relaciona com a doença renal ?
A hipertensão arterial anda junta com a doença renal. Algumas doenças renais causam hipertensão, e a hipertensão causa doença renal. A doença renal causada pela hipertensão arterial é uma das mais importantes causas de Insuficiência Renal. Se a hipertensão é controlada, a probabilidade de desenvolver doença renal e outras complicações é em muito reduzida.
Quais são os sintomas de Hipertensão Arterial ?
A hipertensão pode não dar qualquer sintoma, e muitas pessoas com hipertensão não sentem absolutamente nada. Algumas pessoas, podem sentir principalmente quando os órgãos do seu corpo foram lesados pela Hipertensão :
- Cefaleias
- Falta de ar
- Visão turva
- Dor Torácica
- Hemorragia/sangramento pelo nariz
Como se trata a Hipertensão Arterial ?
Embora a Hipertensão não possa ser curada, ela pode ser controlada. Se você tem Hipertensão, o seu médico vai pedir-lhe que faça algumas alterações ao seu estilo de vida, como por exemplo :
- Perder peso
- Fazer mais exercício
- Diminuir no consumo de sal
- Diminuir no consumo de álcool
Se com estas medidas a tensão continua alta, o seu médico vai aconselhá-lo a tomar medicação. Algumas vezes mais que um medicamento é necessário para controlar a tensão.
O tabaco aumenta o risco de algumas complicações da Hipertensão, e o seu médico irá aconselhá-lo a parar de fumar.
O que devo fazer se os medicamentos provocam efeitos indesejáveis?
Algumas vezes, os medicamentos para controlar a tensão, provocam tonturas, sensação de cansaço. Dores de cabeça e problemas na sua vida sexual. Se tiver qualquer destes efeitos deve falar com o seu médico. Este pode alterar a dose dos medicamentos que toma, ou mudar de medicamento. Nunca pare com a sua medicação, porque isso pode ser muito prejudicial para o seu corpo.
O que é que eu posso fazer acerca da Hipertensão ?
Consulte regularmente o seu médico e saiba como tem andado a sua tensão. A detecção precoce e um bom tratamento são a chave para uma vida mais longa e saudável.
Se é hipertenso, necessita de trabalhar conjuntamente com o seu médico para controlar e manter controlada a sua tensão. Siga as orientações e a medicação prescrita pelo seu médico. Nunca pare com a sua medicação, mesmo que ache que não precisa dela porque se está a sentir bem.
Como é que a minha família me pode ajudar a controlar a tensão ?
Se é Hipertenso é uma boa ideia ter a família envolvida no tratamento. Uma vez que a Hipertensão é um problema familiar, alguns outros membros da sua família podem ser ou estar em risco de ser hipertensos. Deve encorajá-los a saber tudo que possam sobre hipertensão, e avaliar a sua tensão regularmente. A sua família pode também ajudá-lo a alterar o seu estilo de vida. É mais fácil alterar a sua dieta, fazer mais exercício e parar de fumar se o fizer conjuntamente com a sua família.
E se eu tiver mais perguntas a fazer ?
Se tiver mais perguntas ou questões, fale com o seu médico.
Coisas que deve lembrar :
- A hipertensão é a principal causa de ataques do coração e do cérebro.
- Controlar a tensão reduz a probabilidade destas complicações.
- Avalie a sua tensão regularmente.
- Fale do problema da tensão com a sua família e amigos, e incentive-os a avaliar a tensão arterial pelo menos uma vez por ano.
- Se for hipertenso e estiver a tomar medicação, conheça os medicamentos, saiba como se tomam e quais os efeitos indesejáveis que podem ocorrer. Nunca deixe de os tomar sem aconselhamento médico.




