Fístula : Perguntas & Respostas Rápidas
- Centrodial

- 19 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de mai. de 2022
A FÍSTULA
O que deve saber ?

O que é a Fístula ?
A Fístula é a ligação de uma artéria a uma veia que é feita geralmente no punho ou na prega do cotovelo.
A fístula é a maneira mais segura e duradoura de se ter acesso ao sangue do doente para ser possível realizar diálise.
As artérias são demasiado profundas e sensíveis para poderem ser utilizadas para as frequentes punções necessárias à diálise. Daí a necessidade deste método de realização de fístula.
Para que serve a Fístula?
A fístula vai permitir que a veia que ficou unida a uma artéria tenha um maior fluxo de sangue. Com o tempo ela vai engrossar e dilatar permitindo as repetidas punções necessárias para fazer diálise.
Quando se deve fazer uma Fístula?
A Fístula deve ser feita, sempre que possível, alguns meses antes de entrar em diálise. Quanto mais tempo uma fístula estiver a amadurecer, melhor e durante mais tempo ela funcionará.
Quanto tempo dura uma Fístula?
Uma Fístula pode durar muitos anos. A sua duração depende de muitos factores, sendo os mais importantes: o tempo que esteve a amadurecer, a idade do doente, existência de diabetes ou doença vascular, obesidade, cuidados com a fístula por parte do doente e da equipe de diálise.
Cerca de 50% das fístulas estão a funcionar depois de 5 anos.
O que é frémito da Fístula?
O frémito da fístula é sensação que se tem quando se coloca os dedos da mão ao de leve sobre a zona da fistula. Deve habituar-se a sentir este frémito e comunicar qualquer alteração na mesma. Uma diminuição do frémito pode ser um sinal de que a sua oclusão está eminente, e é então necessário fazer alguma coisa para o evitar.
Que cuidados a ter com a Fístula?
É preciso cuidado com as quedas de tensão arterial. A hipotensão quando marcada reduz acentuadamente o fluxo da fístula, facilitando a sua obstrução.
Em caso de hipotensão (numa situação de diarreia, vómitos, resposta exagerada a hipotensores, etc) a pessoa deve deitar-se, elevar as pernas (ação esta muito importante) e vigiar o frémito da fístula. Depois, deve procurar saber porque teve hipotensão e tentar evitar novas hipotensões.
No dia-a-dia é preciso cuidado para não lesar a fístula durante a realização de trabalhos pesados ou potencialmente traumáticos. Em caso de lesão da fístula com hemorragia, deve imediatamente tentar estancar a hemorragia com um lenço e procurar atendimento hospitalar. Uma hemorragia pela fístula pode levar a grande perda de sangue em poucos minutos (0.5 a 1 litro por minuto).
Qual o local para picada?
A equipa de diálise procura saber para cada Insuficiente Renal e para cada fístula qual a zona da fístula que garante uma melhor diálise. Em geral, as pessoas preferem ser picadas sempre no mesmo local porque isso lhe causa menos dor. No entanto, o local de picada deve ser mudado frequentemente, de modo a evitar o aparecimento de calo na veia. Este calo é uma zona que dificulta o estancamento de sangue no fim da diálise, e por outro lado, torna a parede da veia mais frágil facilitando o aparecimento de dilatações (aneurismas) que podem obrigar mais tarde à laqueação da fístula para sua correcção.
Como preparar o local da fístula para diálise?
A higiene com o local da fístula antes da diálise é muito importante. Através da fístula tem-se acesso direto ao sangue, e por isso qualquer descuido pode levar a febre, infecção e trombose da fístula.
Estas infecções muitas vezes são graves e obrigam a hospitalização.
O braço da fístula deve estar sempre bem lavado. Depois disto, a zona de acesso é desinfectada com Betadine (ou Álcool, para os que são alérgicos ao Betadine). A gaze com o desinfectante deve passar por toda a zona em movimentos circulares de dentro para fora.
Após a desinfecção o braço deve aguardar cerca de 5 minutos (só no caso do Betadine) afim do desinfectante fazer efeito. Durante este tempo o doente deve evitar tocar ou respirar sobre a zona do braço. Se o fizer deve voltar a desinfectar a zona.
Ser exigente com os cuidados no início da diálise é um hábito que só tem benefícios.
Como fazer a Hemóstase?
A hemóstase no fim da diálise dura em média 5 a 10 minutos. Durante este tempo uma compressa esterilizada é utilizada para se fazer uma ligeira compressão sobre o local da picada. Esta compressão deve ser apenas a necessária para impedir derramamento de sangue.
Se for exagerada pode levar a trombose da fístula.
Não se deve estar sempre a levantar a compressa para ver se já não sai sangue. Isto pode conspurcar o local de picada.
A equipa de diálise ensinar-lo-á a maneira correcta de preparar, pegar e usar a compressa, e modo de fazer a hemóstase.



