Desporto e Diálise: Perguntas e Respostas Rápidas
- Centrodial

- 19 de fev. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 15 de jul. de 2022

O Desporto e a Insuficiência Renal
O insuficiente renal quando inicia diálise geralmente abandona muitas das actividades que fazia anteriormente. Isto acontece porque a diálise vem mudar a vida e a rotina da pessoa, e provoca alterações a nível psicológico, familiar, social e de trabalho que se vêm juntar aos condicionalismos impostos pela própria doença (anemia, perda de forças, hipertensão, medicação, etc). Tudo isto faz com que o insuficiente renal sinta a sua vitalidade reduzida, se sinta algo deprimido e tenha tendência a sedentarizar um pouco a sua vida.
Apesar de serem necessárias algumas adaptações óbvias de rotina, o insuficiente renal pode! E deve! lutar contra essa tendência e almejar uma vida tanto quanto possível o mais próxima do seu anterior normal.

O Insuficiente renal pode fazer exercício físico regular ?
Pode e deve fazer exercício físico regular. Se já praticava desporto, deve continuar a fazê-lo, e se não o fazia deve iniciar.
É importante fazer exercício físico ?
O exercício físico faz bem a todas as pessoas, quer sejam mais ou menos insuficientes renais.
Quais são os benefícios do exercício físico regular ?
O exercício físico traz muitos benefícios :
- melhora a função do coração
- diminuiu a tensão arterial nos hipertensos
- diminuiu os sintomas de angina ou dor no peito
- reduz a gordura no sangue (colesterol e triglicerídios) e protege o coração e os vasos da aterosclerose
- melhora o funcionamento muscular e o equilíbrio
- melhora a anemia e a vida dos glóbulos vermelhos
- melhora o estado psicológico em geral
Uma actividade física regular melhora a capacidade de trabalho, a sensação de bem estar e os sentimentos de depressão e ansiedade. Uma actividade física regular previne doença cardiovascular e reduz a necessidade de medicação.
O que se deve fazer antes de iniciar um programa de exercício físico regular ?
Antes de começar um programa de exercício regular há alguns aspectos que devem ser vistos :
- deve-se andar bem dializado
- a pessoa deve assegurar uma dieta com uma dose adequada de proteínas ( peixe, carne, leite, ovos ) e de energia
- deve-se aumentar de peso o menos possível entre as diálises, porque grandes aumentos vão dificultar a capacidade de exercício por sobrecarregar o coração
- a tensão arterial deve andar controlada
- o insuficiente renal deve fazer exame médico para verificar que não há sofrimento cardíaco, ocular ou qualquer outra alteração que condicione ou impeça o exercício físico
Há algum cuidado especial a ter ?
Há.
Todo o insuficiente renal que inicia uma actividade física regular deve ter cuidado com o potássio. O potássio antes da diálise deve ser inferior a 6. O exercício físico geralmente faz subir um pouco o potássio, pelo que se o potássio andar alto, esta subida pode ser perigosa.
Que desporto pode praticar ?
Deve-se evitar os desportos com contacto físico e de esforço violento. São preferíveis as atividades de baixa-a-moderada intensidade e de média-longa duração, como sejam o caminhar, a natação, atletismo, ciclismo, ténis, o volei, a hidroginástica, etc.
Risco de Doença Cardiovascular
O insuficiente renal é uma pessoa em risco de doença cardiovascular. A falta de rim provoca muitas alterações e algumas delas são prejudiciais para o coração e vasos. A hipertensão arterial, a anemia, o aumento exagerado de peso entre as diálises, o potássio em excesso e as alterações no cálcio e fósforo são tudo factores que sobrecarregam o coração e vasos e os vão lesando ao longo dos anos.
O que se deve fazer ?
- A hipertensão deve estar bem controlada com a diálise e se necessário com a medicação.
- A anemia é corrigível com a eritropoietina e não deve ser um problema importante.
- O aumento de peso entre as diálises deve ser sempre que possível inferior a 3 Kg.
- A dieta deve ser equilibrada, conter uma dose adequada de proteínas e ter em atenção os alimentos ricos em potássio e fósforo.
- O cálcio e o fósforo são relativamente fáceis de controlar desde que se cumpra as orientações da dieta e medicação.
- Se fumar deve deixar.
- Fazer exercício físico dentro das limitações individuais.
Quando não se deve fazer exercício físico regular ?
O exercício físico regular (desporto) é desaconselhável em algumas pessoas, como são aquelas que têm angina de peito de difícil controle ou enfarte recente, hipertensão não controlada, etc. Antes de iniciar uma actividade física deve falar com o seu médico.
E os idosos, aqueles com problemas cardíacos e ósseos?
Estas pessoas apesar de não poderem fazer um exercício físico intenso devem evitar a vida sedentária e a imobilização. Eles devem dar passeios a pé sempre que possam. Aqueles que estão dependentes de outrem, devem dar pequenos passeios com ajuda.

Fale com o seu Médico sobre o programa de exercício mais apropriado para si.



