top of page
paciente J sjm2n 20.5.2022 .jpeg

O Acesso Vascular

O que é ?

Para que serve ?

Quais os cuidados a ter ?

Cuide da Sua Fístula !

A Diálise, como falado no artigo sobre a funcionamento do tratamento de hemodiálise, requer acesso à corrente sanguínea através das veias. Este acesso denomina-se Acesso Vascular e há vários procedimentos cirúrgicos que permitem este acesso. Um destes é a criação de uma Fístula.

 
Muito simplesmente a sua Fístula é feita cirurgicamente ligando uma artéria a uma veia. Este método tem objetivo de tirar partido do maior débito proporcinado pelas artérias (permitindo eficiência do tratamento de diálise) e da localização mais superficial das veias (que permitem a punção e a ligação à máquina de diálise).

 

O aumento de fluxo de sangue arterial na veia faz com que a veia dilate e com o tempo a veia alarga-se o suficiente para permitir a realização de diálise.

Como é um procedimento que exige cirurgia, maturação e tempo, o paciente pode ter de utilizar um cateter temporário para realizar as diálises de entretanto.
 

Há alguns exercícios que pode fazer para desenvolver mais rapidamente a sua fístula:
 

- O exercício de apertar uma pequena bola de borracha e espremê-la repetidamente. Lentamente faça este exercício até 50 apertos. Faça este exercício várias vezes ao dia.


- Outro exercício consiste em colocar o braçal do aparelho de tensões no braço da sua fístula e enchê-lo de ar até 40 mmHg. Mantenha esta pressão por 15-30 minutos, até se tornar desconfortável. Aqui, pode ao mesmo tempo ir espremendo a bola de borracha.

Atenção: Deve-se aguardar pelo menos uma semana após a realização da fístula para se começar a fazer exercícios.


Para ter a certeza que a sua fístula funciona bem, deve:


- Primeiro, sentir o frémito da fístula. Isto é uma sensação de movimento que se sente quando se coloca ao de leve os dedos sobre a zona da fístula, e que corresponde à passagem do sangue através da fístula.
 

- Depois, pesquisar o sopro que se ouve quando se coloca o ouvido perto da fístula, ou se coloca um estetoscópio.

 

Se não se ouve o sopro nem se sente o frémito, a fístula pode estar obstruída. Quando isto acontece a fístula deixa de estar mole e passa a ser dura. Se pensa que a fístula pode estar ocluída contacte o seu médico imediatamente, porque existem algumas manobras que ainda a poderão recuperar.

Precauções a tomar para impedir que a fístula obstrua:


- Não medir a tensão nesse braço
- Não permitir que ninguém retire sangue da fístula
- Não usar roupa apertada no braço da fístula
- Não transportar coisas pesadas com o braço da fístula

 

Infecção da Fístula


Existe uma pequena probabilidade que a sua fístula infecte. Os sinais de infecção são:


- Zona inflamada (vermelha) sobre a fístula
- Edema (Inchado) do braço da fístula
- Possivelmente dor e sensibilidade sobre a fístula
- Febre
- Saída de pus ou outro liquido dos locais de punção 

 

Deve contactar de imediato o seu médico quando qualquer destes sinais lhe aparece.


Cuidados com a Fístula


Deve lavar diariamente a sua fístula com água e sabão, esfregar bem e secar suavemente.

 

É também aconselhável lavar a fístula imediatamente antes da diálise. Isto faz-se para reduzir a probabilidade de infecção.


Como sabe, depois da diálise, curitas ou pensos compressivos são colocados sobre os locais de punção. Deixa-os ficar aí por 6 a 8 horas. Isto é necessário devido ao risco de hemorragia que advêm do uso de heparina utilizado na diálise que é usado para impedir que o sangue coagule no filtro e linhas.

 

Se os locais de punção continuam a sangrar, deve-se aplicar uma pressão firme sobre eles com uma pequena compressa, até que a hemorragia pare.


Em resumo,

 

você deve todos os dias :


- Fazer exercício à sua fístula
- Avaliar os 3 sinais de coagulação
- Avaliar sinais de infecção
- Lavar o braço da fístula com água e sabão

paciente sjm2t exercício bola mão 1.jpeg
IMG_2100.jpg
bottom of page